quarta-feira, 29 de julho de 2009

Silly Season

No país do magalhães, talvez devido à sua vertente de descobridor do mundo, adoptam-se algumas expressões estrangeiras como se fossem suas. Uma delas, e talvez a minha preferida é a silly season. Ainda me lembro dos dias em que essa expressão era restricta ao mundo futebolistico onde eram discutidas as contratações mais mirambulantes e aproveitava-se para espetar umas farpas nos clubes rivais. Hoje esta espressão refinou-se.

Depois de ter que passar 90% do tempo a ler jornais sobre as contratações que não existiram, supostos jogadores roubados sempre no mesmo sentido (que curioso que o contrário nunca é reportado), passa a haver uma suposta "guerra" entre o Sport Lisboa e Benfica e a TVI, e os jornais controlados pelo grupo cofina, como não sou consumidor de nenhum dos três visados (TVI, Correio da Manhã e Record) não choro minimamente por isto, contudo espero que quem esteja à frente dos destinos do SLB perceba que ha perigos graves em atazanar os principais orgãos de comunicação social. Aqui se nota uma evolução da silly season em que se assume que o futebol ja sai do seu espectro e começa a meter-se com outras àreas da nossa vida.

Este contágio de sillyness é que é preocupante.

De repente H1N1 passou a ser algo mais conhecido que o nome oficial da 1ª divisão, bastante mais preocupante do que tudo o que se está a passar na economia e causadora uma histeria colectiva reconfortante e controladora como ja não tinhamos à muito tempo. A classe politica e económica agradecem.

E no meio de tudo isto usam-se medicamentos em hospitais que causa cegueira aos pacientes, Socrates e Ferreira Leite picam-se sem chegar a lado nenhum, os candidatos autarquicos da capital começam o seu fogo cruzado e a banda passa.

Mas o que importa é que o Futebol la está como uma boa panacea para nos esquecer-mos de tudo isto. Frases como "Eu acredito em Jesus", para gaúdio da igreja católica, começaram a ser utilizadas por benfiquistas a torto e a direito, com alguma razão pelo futebol inspirado que temos visto e os novos craques se apresentam.


Ás vezes parece-me que em vez de uma silly season temos é um silly country.

Sem comentários:

Enviar um comentário