terça-feira, 30 de junho de 2009

E agora o momento da clubite aguda!

Em todos os países ha determinadas características que acabam por definir as pessoas que o habitam, por exemplo, se eu falar de séries de televisão de humor e a capacidade de transformar qualquer iguaria gastronómica em algo que sabe a nada já sabem à partida a que nação insular me Uma das grandes prendas à humanidade desta nação é o futebol, talvez não nos moldes que se praticam hoje em dia, mas isso é outra discussão que nada interessa agora.
No País do Magalhães este desporto (talvez por dar jeito aos políticos que sempre viram nele um escape do povo à vida quotidiana) está enraizado na sua cultura e na forma de estar no dia a dia.
Na sua capital está aquele que (quer queiram quer não, ou quer concordem quer não) é o maior clube do País do Magalhães, o Sport Lisboa e Benfica. E para grande deleite dos seus sócios, entre os quais me incluo-o desde Abril deste ano.
Devo confessar que só recentemente decidi escrever sobre este tema, até porque sendo um Clube que realmente espelha a complexidade do país onde se insere, nada é simples nestas eleições.
O processo começa ainda estavam a ser jogadas as ultimas jornadas de um campeonato frustrante por várias razões que nada interessam, com um agora candidato de seu nome Bruno Carvalho a pedir aos céus através do seu blog eleições antecipadas.
A actual direcção de Luis Filipe Vieira resolveu aceder ao seu pedido depois do término do campeonato.
Depois de muito se falar, de haverem movimentos que se mostraram no mínimo inconsequentes o dia em que terminava o prazo para entrega de candidaturas houve três entregas: Luis Filipe Vieira, Bruno Carvalho e Carlos Quaresma que cedo foi recusado por a sua candidatura não cumprir com os mínimos estabelecidos.
Aqui ha três sentidos de voto possíveis.
O voto em branco, em que não acredito. Se as pessoas estão insatisfeitas não é através do voto em branco que conseguem demonstrar o seu contentamento.
O voto em Bruno Carvalho. Em quem eu pensei em votar quando começou este tumulto todo mas, que à semelhança de muitos políticos, cada vez que abre a boca ou tenta ter alguma acção de campanha é uma desgraça. Para além de duas boas ideais, também conhecidas como a da bancada só para sócios e a do provedor do sócio, só faz uma colagem a um certo clube do norte no qual eu não me revejo minimamente e um chorrilho de lugares comuns, como a necessidade da renovação com Nuno Gomes.
O voto em Luis Filipe Vieira. Devo dizer que nas minhas contas começou muito mal a sua campanha. Não gostei do despedimento de Quique Flores, da novela toda com Jorge Jesus, até à própria marcação de eleições antecipadas. Contudo com o progredir da campanha cheguei à conclusão que Luis Filipe Vieira fez a melhor campanha de sempre das eleições do Benfica, ficando mais ou menos calado e gerindo o Clube para o qual tem um mandato ainda vigente. Resumindo fez muito pouca campanha e teve mais acção. (já imaginaram se os politicos do nosso País do Magalhães resolvessem fazer isto?)

Ora se eu estava com algumas duvidas sobre o meu sentido de voto com as declarações recentes de Bruno Carvalho elas dissiparam-se imediatamente. Então não é que depois de pedir repetidamente eleições antecipadas vem dizer que Luis Filipe Vieira não se pode exactamente por ter convocado eleições antecipadas??? Isto para mim é no mínimo uma demonstração de falta de caracter e uma desonestidade intelectual a toda a prova.

Tenho de reconhecer o trabalho efectuado por Luis Filipe Vieira e a sua direcção, conseguiram fazer muito com uma herança (prefiro a palavra inglesa legacy) pesada e dificil de resolver, mas não deixo de ter alguma pena que a minha decisão acabe por ser feita através do demérito da alternativa, especialmente pela falta de ideias e incoerência demonstrada em mais ou menos um mês.

Sexta-feira lá estarei.


1 comentário:

  1. A Gloriosasfera saúda todos os Benfiquistas no princípio de uma época que desejamos seja Gloriosa.

    Glorioso, Dedicado, Apaixonado, Orgulhoso
    EU SOU BENFICA
    www.gloriosasfera.com

    ResponderEliminar